terça-feira, 15 de novembro de 2011

O médico que se tornou santo: São José Moscati

  Um leigo que cumpriu sua missão na Igreja e no mundo

"Ame a Verdade, mostre-se tal como é sem fingimento e sem medo, sem nenhuma reserva. E se a verdade te custar a perseguição, aceite-a, se te custar o tormento, suporte-o. E se pela Verdade for necessário fazer o sacrifício de si mesmo e de sua vida, seja forte no sacrifício."
São José Moscati (1880-1927)

Nasceu na Itália em 1880 no seio de uma família cristã. Devoto de Maria e da eucaristia, com apenas dezessete anos obrigou-se ao voto de castidade perpétua. Ativo participante da vida paroquiana assistia a missa e comungava diariamente. Sua generosidade e caridade eram dedicadas aos pobres e doentes, especialmente os incuráveis.

          Quando seu irmão Alberto passou a sofrer de epilepsia, José passava várias horas cuidando dele. Foi então que decidiu seguir os estudos de medicina. No ambiente universitário, Moscati destacou-se pelo cuidado e empenho e, em 1903, recebeu doutorado de medicina com uma tese brilhante. Desde então, a universidade, o hospital e a Igreja se tornaram um único campo para suas atividades. Tornou-se médico do Hospital dos Incuráveis, onde logo ganhou admiração e o prestígio no domínio científico. Mas o luto atingiu Moscati, quando, em 1904, seu irmão Alberto morreu. 
         Em 1906erupção do Vesúvio, Moscati se distinguirá pelos seus trabalhos de socorro. Na Torre del Greco (perto de Nápoles), ele providenciará a evacuação do hospital de onde ele próprio ajudará os doentes a sair antes do desabamento do teto.
Dois dias mais tarde ele mandará uma carta ao director geral dos Hospitais Reunidos de Nápoles, propondo gratificar as pessoas que o ajudaram, mas insistirá muito para que não citem o seu nome.
       Em 1911, com 31 anos, o doutor Moscati é aprovado no concurso de Colaborador ordinário dos Hospitais Reunidos. Era um concurso muito importante que não era realizado desde 1880 e do qual participam médicos vindos de todas as partes.
No mesmo ano, pela iniciativa de António Cardarelli, a Academia Real de Medicina Cirúrgica o nomeará Membro participante e o Ministério de Educação Pública lhe atribuirá o Doutorado em Química Fisiológica.
          A reputação de Moscati como mestre e médico era indiscutível. Por isso foi nomeado, oficialmente, médico responsável da terceira ala masculina do Hospital dos Incuráveis, justamente a ala daqueles doentes pelos quais ele se empenhava e trabalhava com afinco.
          O professor Moscati se orienta definitivamente em direção do trabalho hospitalar, onde ele empregará todo seu tempo, sua experiência e seus recursos. As doenças e misérias físicas e espirituais estarão sempre no primeiro lugar de suas preocupações, pois os doentes - ele dirá - «são a imagem de Jesus Cristo, almas imortais, divinas, que temos o dever urgente de amar como a nós mesmos, segundo o Evangelho».
           São estas as convicções que Moscati manifesta nos seus escritos, principalmente quando ele se dirige aos seus colegas, lembrando-lhes que «a dor não deve ser tratada como uma vacilação ou uma contracção muscular, mas como o grito de uma alma ao qual um outro irmão, o médico, acorre com ardor e caridade»
          Em Nápoles, embora procurado por toda classe de doentes, dava, contudo, preferência aos mais pobres e indigentes. Sem dúvida, foi na prática da caridade para com os pobres que se manifestou toda sua grandeza, ao ponto de receber o título de "Médico e Pai dos pobres", isto num tempo em que a cultura se afastava da fé.
           O renome de Moscati como professor e médico aumentava com a sua fama. Todos falavam de suas aulas, de suas qualidades de discernimento, de seu trabalho com os doentes.
            ««Lembrem-se que, ao optar pela medicina, vocês tomaram a responsabilidade de uma missão sublime. Com Deus no coração, perseverem, praticando os ensinamentos de seus pais, o amor e a compaixão pelos que sofrem e com uma fé e um entusiasmo surdos aos elogios e às críticas»(carta enviada ao doutor Giuseppe Biondi; 1 de Setembro de 1921).
           São José Moscati, em 1923, escrevia a um amigo médico: "Lembre-se que você deve cuidar não apenas do corpo mas também das almas que gemem e que se dirigem a você. Quantas dores você não aliviaria mais facilmente graças aos conselhos e aproximando-se do espírito, ao invés de simplesmente prescrever receitas para serem apresentadas ao farmacêutico! Seja alegre, pois você deve dar o exemplo, a todos que te cercam, da sua elevação a Deus".
            No dia 12 de Abril de 1927, Terça-Feira Santa, o professor Moscati, depois de ter participado à missa, como todos os dias, e de ter recebido a comunhão, passou a manhã no hospital, depois voltou para casa e após uma refeição, como de hábito, ele se ocupou dos pacientes que vinham consultá-lo em casa.Por volta das 15 horas, ele teve um mal-estar e se sentou no seu sofá, pouco depois ele cruzou os braços e expirou serenamente. Ele tinha 46 anos e 8 meses.A notícia de sua morte se espalhou imediatamente e a dor foi unânime. Os pobres principalmente o prantearam sinceramente pois eles tinham perdido o seu benfeitor.
PRIMEIROS TESTEMUNHOS APÓS A MORTE DO PROFESSOR MOSCATI
              O Cardeal de Nápoles, Alessio Ascalesi, depois de ter rezado diante dos despojos mortais, dirigiu-se aos parentes dizendo isto:"O Professor pertencia mais ao Céu do que à terra. Não são as almas dos que ele curou o corpo que vieram a seu encontro, para levá-lo ao Céu, mas as do que ele salvou a alma".
No registro de pêsames colocado na entrada da casa, entre os testemunhos de lamento e simpatia, recolhemos uma frase muito significativa: "Você não quis flores nem lágrimas, mas nós choramos assim mesmo, porque o mundo perdeu um Santo, Nápoles um exemplo de virtudes, mas os doentes, eles perderam tudo!".
Paulo VI, o Papa que o beatificou:
"Quem é este que se nos propõe para que todos o imitemos e veneremos?" 
É um leigo que fêz de sua vida uma missão vivida em plena autenticidade evangélica... 

É um professor universitário que deixou entre seus alunos uma marca de profunda admiração...
É um homem de ciência célebre pela sua contribuíção científica a nível internacional... Sua existência é simplesmente tudo isto...
João Paulo II, o Papa que o canonizou:
"O homem que a partir de hoje nós invocaremos como um Santo da Igreja universal representa para nós a realização concreta do leigo cristão.
José Moscati, Médico diretor de clínica, pesquisador famoso no domínio científico, professor universitário de fisiologia humana e de química fisiológica, tomou suas múltiplas atividades com todo o engajamento que necessita a delicada profissão de leigo.
Sob este ponto de vista Moscati é um exemplo não somente a ser admirado mas a ser seguido, sobretudo pelos representantes sanitários. Ele representa um exemplo até para os que não partilham de sua fé."

Fontes: Edições Paulinas
            http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=16&mes=12
         O vídeo abaixo feito pela Canção Nova é um resumo da vida de São Giuseppe Moscati um dos poucos leigos a ser canonizado pela Igreja Católica  que ajudou no tratamento de pessoas contaminadas pela epidemia da Cólera, das que sofreram com a erupção do vulcão Vesúvio e na condução das investigações que levaram a descoberta da insulina como cura para a diabetes.

5 comentários:

  1. Olá Leno,
    Acabei de efetuar sua adesão ao Catequistas Unidos!
    Passa lá para conferir a postagem: http://catequesenanet.blogspot.com/2011/11/catequistas-unidos-3-recadinhos.html

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leno, seu blog é muito moderno, parabéns. Gostei de conhecer seu blog e seu trabalho, ainda vamos compartilhar muitas dicas e experiencias. Prazer em conhecê-lo

    Abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leno. Bem vindo à família de Catequistas Unidos. Seu blog está super bacana, parabéns. Um abraço e a paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leno gostei do seu blog,ainda não deu para ver tudo,mas vamos compartilhar muitas experiencias,passa lá no meu blog,catequesecomamor.blogspot.com,beijos fique com deus,já estou te seguindo seja bem vindo.

    ResponderExcluir