domingo, 27 de novembro de 2011

Cristo é o centro da Catequese

 A catequese tem como fim, educar os fiés para o permanente e crescente conhecimento de fé católica e assim despertar os fiéis para a vivência das verdades cristãs.
  A Palavra Catequese, significa em sua origem "ECOAR, assim sendo, o catequista tem a função de ecoar a todos, com fidelidade áquilo que nos ensina a Santa Madre Igreja.
  Nossa missão, como catequistas, é educar na fé cristã. Dessa forma,conhecendo a verdade, podemos ama-lá, pois é pelo conhecimento que o amor cria alicerces e se constrói.
TRECHOS DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA SOBRE A CATEQUESE:
*A origem e o objetivo da Catequese:
§4 Bem cedo passou-se a chamar de catequese o conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, por meio da fé, tenham a vida em nome dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo.
§7 "A catequese anda intimamente ligada com toda a vida da Igreja. Não é somente a extensão geográfica e o aumento numérico, mas também e mais ainda o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus que dependem da catequese mesma."
§426 No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai..., que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive conosco para sempre... Catequizar... é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza. E procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais realizados por Ele." A finalidade definitiva da catequese é "levar à comunhão com Jesus Cristo: só ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade".
§2688 A catequese das crianças, dos jovens e adultos procura fazer com que a Palavra de Deus seja meditada na oração pessoal, atualizada na oração litúrgica e interiorizada em todo tempo, a fim de produzir seu fruto numa vida nova. A catequese é também o momento em que a piedade popular pode ser avaliada e educada. A memorização das orações fundamentais oferece um apoio indispensável à vida de oração, mas importa grandemente fazer com que saboreie o sentido das mesmas.
*Qualidades do catequista:
§427 "Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado - todo o resto está em relação com ele; e somente Cristo ensina; todo outro que ensine, fá-lo na medida em que é seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar por sua boca... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou‘ (Jo 7,16)."
§428     Aquele que é chamado a "ensinar o Cristo" deve, portanto, procurar primeiro "este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo"; é preciso "aceitar perder tudo... a fim de ganhar a Cristo e ser achado nele", e "conhecer o poder de sua  Ressurreição e a participação em seus sofrimentos, conformando-me com ele em sua Morte, para ver se alcanço a ressurreição de entre os mortos" (Fl 3,8-11).

1 comentários:

  1. eu adorei e tenho duvidas perante esse assunto de catequese estou formando um grupo e pretendo saber mas entra em contato comigo suellem_silva19@hotmail.com

    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir